Fora de estoque
Aromaterapia Médica: Curando com os Óleos Essenciais de Kurt Schnaubelt .
Nas últimas décadas, os óleos essenciais foram adotados como ingredientes atrativos para linhas de produtos por empresas de cosméticos e perfumes nos Estados Unidos e na Europa. Kurt Schnaubelt mostra que, durante centenas de anos, os óleos essenciais foram utilizados com sucesso para a cura e merecem uma consideração mais séria como opção terapêutica atual.
Schnaubelt traça as origens francesas da aromaterapia em paralelo com o desenvolvimento da farmacologia. Baseando sua investigação na química do odor corporal e dos aromas humanos naturais, o autor explora a composição molecular dos principais óleos essenciais: composição, biossíntese e efeitos na cura, além de ação anti-inflamatória, anti-histamínica e antibacteriana, e agentes antivirais. Compreender a química dos óleos essenciais permite aproveitar amplamente seus efeitos e saber aplicá-los da melhor forma.
Schnaubelt analisa a posição da aromaterapia como medicina alternativa no atual cenário social e cultural da ciência, do governo e da indústria. Como um método de autocuidado, a aromaterapia retorna o poder ao paciente, tornando-o menos dependente da autoridade e do sistema médico.
O fato de que os óleos essenciais não podem ser patenteados é uma virtude, argumenta Schnaubelt, pois isso impede que sejam apropriados por interesses comerciais corporativos ou regulados pelo governo. Nesse viés, Schnaubelt alinha-se com estudiosos como IvanIllich (autor de Medical Nemesis) e E.F.Schumacher (autor de Smallis Beautiful).
Uma população impaciente com as despesas e a complexidade resultantes dos cuidados com a saúde pode devolver o remédio a um contexto de comunidade em pequena escala dependendo de métodos baratos.